Troca de pneus
A troca dos pneus devem ocorrer assim que o condutor perceber o limitador no mesmo nível da banda de rolagem. Outra forma de identificar o momento de substituição dos pneus é a quilometragem. É inteligente marcar a quilometragem inicial de cada troca de pneus.
Assim que o proprietário do veículo trocar os amortecedores e molas é indicada a troca dos pneus. Ao trocar os pneus em conjunto com o sistema de suspensão é possível sentir mais segurança na condução, frenagens e curvas, além de reduzir o desgate do conjunto precocemente.
Para cada veículo de passeio há um pneu específico. Suas características são definidas de acordo com o diâmetro, altura do perfil e largura/espessura da banda de rolagem.
Os veículos mais leves utilizam os pneus: 165/70/13 e os mais pesados na maioria dos modelos rodam com pneus 175/65/14. Troque seus pneus a cada 40.000 quilômetros ou quando eles atingirem o limitador de banda de rolagem.
Para os veículos utilitários e de grande porte os pneus apresentam características específicas de acordo com peso do automóvel, números de passageiros, largura e distância entre eixos.
Estes veículos mais pesados utilizam os pneus: a partir de 195/70/14 - 205/70/15. Troque seus pneus a cada 40.000 quilômetros ou quando eles atingirem o limitador de banda de rolagem.
Cambagem de rodas
A cambagem é o posicionamento vertical das rodas. É positivo se as rodas convergirem para baixo ficando mais distantes no topo e negativo se ficarem mais distantes no ponto de contato com o solo convergindo para cima. É neutro ou nulo, se ficam perpendiculares ao solo. A tendência atual é o emprego de cambagem nula ou negativa, para melhor estabilidade em curvas.
Consulte também Alinhamento de rodas e pneus